Com a chegada dos grãos da safra 2024/25 ao mercado em maiores quantidades e a queda do dólar frente ao real, os preços da soja no mercado doméstico voltaram a cair. Segundo acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço da saca de 60 quilos apresentou retração aproximada de 0,4% no mercado do Paraná enquanto em Paranaguá houve recuo de 0,7% ao longo da última semana. Foi a segunda semana seguida de baixa.
As cotações apuradas pelo centro de pesquisas ligado à Universidade de São Paulo (SP) foram de R$ 127,68 (Paraná) e R$ 133,25 (Paranaguá). Apesar das novas perdas, os técnicos do Cepea apontam que o aumento da demanda externa e doméstica elevou os prêmios de exportação da oleaginosa; cenário que limitou os recuos no spot nacional – em algumas regiões, os valores até encontraram sustentação.
De um modo geral, mercado ainda não devolveu as altas que haviam sido registradas entre a 8ª e a 10ª semanas de 2025. Os preços seguem cerca de 2% acima do ponto mais baixo do ano na 5ª semana de 2025.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com